·É o esforço desenvolvido pelos indivíduos com o objectivo de satisfazer as suas necessidades.
A actividade económica pode ser dividida em quatro actividades fundamentais:
·Produção
·Distribuição
·Repartição dos rendimentos
·Utilização dos rendimentos
A produção é o processo de criação e adição de valor a bens já existentes, com o objectivo de obter novos bens e/ou serviços. A distribuição é o conjunto de actividades económicas que visam fazer chegar os bens do local de produção até ao consumidor final. A repartição dos rendimentos refere-se ao facto de os rendimentos gerados no processo produtivo serem distribuídos de acordo com as funções desempenhadas por cada um dos intervenientes. Esta é feita através da intervenção do estado na economia de modo a atenuar as desigualdades. A utilização dos rendimentos, uma parte dos rendimentos é utilizada para realizar despesas de consumo, isto é, na aquisição de bens e serviços aptos a satisfazer as necessidades, sendo a restante destinada à poupança ou acumulação. A poupança tem um papel fundamental no desenvolvimento da actividade económica, pois é através da poupança que se obtêm os recursos financeiros necessários ao investimento. O investimento é, como sabemos, importante para que uma economia possa desenvolver-se. Deste modo, é necessário que, periodicamente, quer as empresas quer o estado realizem despesas de investimento. Funções do investimento:
Substituição
·Aumento da capacidade produtiva
·Inovação
Nas principais funções económicas, convém realçar que essas funções estão interligadas. Isto significa que:
·Nenhuma função de actividade económica pode existir sem demais, ou seja, cada uma delas depende da existência das outras;
·Todas elas são importantes e em conjunto concorrem para a satisfação das necessidades humanas.
Para poder o conceito de actividade económica na sua plenitude, é necessário ainda identificar os agentes económicos que nela participam, o seu comportamento e o modo como cada um desses agentes se relacionam com os outros. O que são agentes económicos? ·Agentes económicos são o conjunto de indivíduos e de entidades que, de alguma forma, participam na actividade económica de um país ou de uma região. Tal como podemos verificar na figura 1.
FIG1
Importa salientar que o desenvolvimento da actividade económica só é possível porque cada um desses agentes estabelece relações com os demais. Isto significa que são os agentes económicos que, interagindo uns com os outros, põem em movimento a actividade económica. Assim, tal como as diferentes funções de actividade económica estão interligadas, também as relações económicas são interdependentes, na medida em que as actividades desenvolvidas por um agente económico dependem das actividades económicas. FONTES:http://3.bp.blogspot.com/_0LgF5WOaagw/R08gB4OWM6I/AAAAAAAAABY/NI-7aCKfadY/s1600-h/solange-agentes.gif; Economia A teresa taveira de barros e mario nuno fernandes, porto editora 2008
O que é a actividade económica?
- · É o esforço desenvolvido pelos indivíduos com o objectivo de satisfazer as suas necessidades.
A actividade económica pode ser dividida em quatro actividades fundamentais:- · Produção
- · Distribuição
- · Repartição dos rendimentos
- · Utilização dos rendimentos
A produção é o processo de criação e adição de valor a bens já existentes, com o objectivo de obter novos bens e/ou serviços.A distribuição é o conjunto de actividades económicas que visam fazer chegar os bens do local de produção até ao consumidor final.
A repartição dos rendimentos refere-se ao facto de os rendimentos gerados no processo produtivo serem distribuídos de acordo com as funções desempenhadas por cada um dos intervenientes. Esta é feita através da intervenção do estado na economia de modo a atenuar as desigualdades.
A utilização dos rendimentos, uma parte dos rendimentos é utilizada para realizar despesas de consumo, isto é, na aquisição de bens e serviços aptos a satisfazer as necessidades, sendo a restante destinada à poupança ou acumulação.
A poupança tem um papel fundamental no desenvolvimento da actividade económica, pois é através da poupança que se obtêm os recursos financeiros necessários ao investimento.
O investimento é, como sabemos, importante para que uma economia possa desenvolver-se. Deste modo, é necessário que, periodicamente, quer as empresas quer o estado realizem despesas de investimento.
Funções do investimento:
- Substituição
- · Aumento da capacidade produtiva
- · Inovação
Nas principais funções económicas, convém realçar que essas funções estão interligadas. Isto significa que:- · Nenhuma função de actividade económica pode existir sem demais, ou seja, cada uma delas depende da existência das outras;
- · Todas elas são importantes e em conjunto concorrem para a satisfação das necessidades humanas.
Para poder o conceito de actividade económica na sua plenitude, é necessário ainda identificar os agentes económicos que nela participam, o seu comportamento e o modo como cada um desses agentes se relacionam com os outros.O que são agentes económicos?
· Agentes económicos são o conjunto de indivíduos e de entidades que, de alguma forma, participam na actividade económica de um país ou de uma região. Tal como podemos verificar na figura 1.
Importa salientar que o desenvolvimento da actividade económica só é possível porque cada um desses agentes estabelece relações com os demais. Isto significa que são os agentes económicos que, interagindo uns com os outros, põem em movimento a actividade económica.
Assim, tal como as diferentes funções de actividade económica estão interligadas, também as relações económicas são interdependentes, na medida em que as actividades desenvolvidas por um agente económico dependem das actividades económicas.
FONTES:http://3.bp.blogspot.com/_0LgF5WOaagw/R08gB4OWM6I/AAAAAAAAABY/NI-7aCKfadY/s1600-h/solange-agentes.gif;
Economia A teresa taveira de barros e mario nuno fernandes, porto editora 2008